Bem vindo à Clínica On: Sua Evolução Corporal!
Morumbi/São Paulo - Assis
+55 11 4301 4004
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Loading...
615 Views
Nutrição

A ocorrência de Lesões Desportivas é um acontecimento que afeta desde o simples atleta de recreação, ao atleta de elite.

Uma nutrição adequada, promovendo a ingestão dos nutrientes específicos, ajuda nos processos de reparação e recuperação. Portanto, é crucial para um atleta amador ou profissional manter uma alimentação equilibrada.

Desta forma, é importante ingerir corretamente Carboidratos, Proteínas, Água, Vitaminas A, C, E, Zinco, Ferro, Cobre entre outros. Alimentos com função antioxidante e exógeno e para proteção óssea alimentos com Cálcio e Vitamina D.

Uma restrição demasiada severa na ingestão energética poderá levar a uma perda desnecessária de peso. Essa perda indica uma dieta deficiente em nutrientes essenciais.É extremamente importante o acompanhamento do atleta por um nutricionista para otimizar a recuperação. Para à partir daí, acelerar a reabilitação e quando retornar a prática esportiva o atleta se sinta preparado e confiante.

Algo muito comum entre praticantes de atividades físicas é a rotina alimentar totalmente inadequada, com ingestão excessiva de alimentos proteicos e o consumo abusivo e sem necessidade de suplementos alimentares. Essa ingestão pode ocasionar sérios problemas de saúde.

Isso mostra que a nutrição esportiva é essencial para o planejamento correto da atividade esportiva, deve ser adotada uma dieta eficaz para a prática de esportes.

Observamos que é de suma importância a distinção entre os tipos de atletas. Aquele que vive do esporte e o que vive para o esporte. O primeiro leva constantemente seu corpo ao limite é mais suscetível a lesões. O segundo tipo de esportista pratica o esporte de maneira recreativa e com uma menor carga de intensidade.

A rotina alimentar, portanto, deve ser adaptada conforme o treino ou a prova. A rotina precisa ser planejada de acordo com o tipo de atividade e nível do atleta. Em todas as prática esportiva avaliamos como fundamental se alimentar e se hidratar antes e durante a prática de exercício.

Caso a prova ou treino seja de longa duração, fora a reposição que deve acontecer após a atividade, pode ser incluído um programa alimentar completo. Visando não somente o desempenho físico, mas também a imunidade e saúde do esportista. Pois, existem alimentos que intensificam os marcadores de inflamação, enquanto outros se assumem como aliados na cura.

Em questão da suplementação, ela pode ou não fazer parte da dieta a ser estipulada pelo profissional. Dependendo do objetivo do paciente, frente ao esporte praticado, e das especificidades do treino.

Para concluir, após compreender como seu corpo responde às orientações nutricionais, mantenha uma dieta equilibrada, saudável, de acordo com a quantidade de atividade física e sempre acompanhada por um preparador físico e um(a) nutricionista.

Entre em contato agora mesmo

WhatsApp chat